quarta-feira, maio 02, 2012

Periquita Reserva 2009

Se fosse esquizofrénico diria que é uma perseguição, embora positiva. Não há nada a fazer, se há touriga franca no lote o mais provável é gostar. Tungas! Toma! Vai buscar! Nem que fosse por isso, este tinto já está mais do que aprovado. Felizmente não é só por isso.
.
Mestre Domingos Soares Franco, que insisto em chamar-lhe enfant terrible da enologia (porque se está marimbando para as denominações de origem e outros espartilhos, fazendo e dizendo o que muitos silenciam – embora nem sempre concorde, no que respeita às denominações), é mesmo mestre. O homem é daqueles que tem toque de midas. Um vinho deste preço com esta qualidade é de aplaudir, digo eu que me marimbo para a chamada relação entre a qualidade e o preço, que ronda os oito euros.
.
É um vinho muito fácil de se gostar, com jeito português e da região, embora salte a cerca. No nariz é complexo e desafiante, com notas fumadas que não ocultam a fruta do bosque, nem as cerejas, as especiarias, a folha de chá, evocação de café e de chocolate, e quiçá folha de louro, em quantidade pacata. Na boca tem boa estrutura, com corpo e frescura (não é um frigorífico, bem se vê), final com boa dimensão.
.
.
.
Origem: Regional Península de Setúbal
Produtor: José Maria da Fonseca
Nota: 7/10
.
Nota: Este vinho foi enviado para prova pelo produtor.

Sem comentários: