sexta-feira, abril 13, 2012

Vinhos D'Eça

Dois belos vinhos de um produtor desconhecido, que faz vinho por amor e empenho. Apaixonou-se por uma quinta e teve a possibilidade de a comprar. É bom haver estórias felizes.
.
A Quinta de Nossa Senhora do Loreto situa-se em Sabrosa, no Douro e está na posse de João Almeida D'Eça e de Maria Carlos Almeida D’Eça desde 1987. Ao todo são nove hectares de vinha, de castas tradicionais da região.
.
Já escrevi vezes bastantes que o carácter e o feitio de quem faz um vinho se transmite ao produto. Mas para isso é preciso também que o enólogo saiba interpretar os sentimentos para criar uma obra. Julgo que é o caso de Daniel Fraga Gomes.
.
Afirmo isto, mesmo sem conhecer propriamente os donos da casa. Travei com eles uma belíssima conversa, iluminada por um dos seus néctares, e a percepção foi muito boa. Para quem acredita que as primeiras impressões é que marcam, ou que são mesmo definitivas e verdadeiras, sabe do que estou a falar. Confirmando o bom carácter está a minha querida Mafalda Nunes.
.
Degustei dois vinhos, um que me pareceu ser um reserva, embora não o refira no rótulo, e um outro mais fácil. Tratam-se de dois tintos, e ambos com franqueza e elegância. O preferido foi o D’Eça (letras góticas – 2010), o outro escreve-se com caracteres modernos (2009), num tipo de letra que não sei identificar.
.
O D’Eça 2009 é um vinho com finura olfactiva, muito fácil e delicado, embora com as suas especiarias, nomeadamente uma deliciosa evocação a cravinho. Mostra café e folhas de tabaco, nem secas nem húmidas, e framboesas. Na boca mostra-se fino, com corpo sem ser corpanzudo, tem um belo final. As uvas são as tinta roriz (55%), a touriga nacional (30%) e a tinto cão (15%).
.
O D’Eça 2010 é igualmente elegante e complexo, mas revela-se mais encorpado e guloso. No nariz há um conjunto de cheiros que se complementam, desde a framboesas, ao café torrado, a uma citação de chocolate preto, de folhas de tabaco entre o seco e o húmido e as especiarias… canela, cravinho (muito discreto). Na boca é veludo e envolvente, com uma acidez que promete longevidade e um final longo.
.
.
.
D’Eça 2009
.
Origem: Douro
Produtor: João Carlos Moura Coutinho Almeida D'Eça de Sousa
Nota: 7/10
.
.
.
D’Eça 2010
.
Origem: Douro
Produtor: João Moura Coutinho Almeida d’Eça de Sousa
Nota: 8/10

1 comentário:

Sandra Simões disse...

São sem dúvida vinhos excelentes produzidos com o carinho e o empenho de um produtor que preza a excelência e com quem tenho o prazer de privar de perto.