sexta-feira, abril 20, 2012

Quinta do Boição Arinto – Extra Bruto Spécial Cuvée 2006

Passo a vida a melgar a Dona São e o senhor Coimbra, a mandar vir que os vinhos que vendem (mercearia mesmo em frente a casa) não são os desejados. Porque isto e porque aquilo… Os senhores têm muita paciência para me aturar!
.
Pois outro dia andava, como quase sempre, de olhos nas prateleiras do vinho e esbarrei com esta garrafa, a última, por sinal. Apetecia-me um espumante e este sorria-me, gritando Bucelas, região que aprecio vivamente. Abri os cordões à bolsa e levei-a fiada.
.
Sendo de Bucelas, reina o fruto arinto, aqui em exclusividade. O dégorgement foi feito em 2009 e depois estagiou em cave durante 30 meses.
.
Abri-a, cheirei e bebi… aaaah! Belo! Uma frescura e uma complexidade que me deixaram de sorriso posto. No nariz mostrou-se vegetal, sobressaindo a salsa, mais um toque de noz moscada e um pouco de limão. Na boca revelou-se fresco, com uma acidez bem balanceada, uma borbulhagem média e agradável, embora não cremosa, um final médio e com um travo vagamente doce.
Bati palmas.
.
.
.
Origem: Bucelas
Produtor: Enovalor
Nova: 7/10

1 comentário:

Anónimo disse...

Fica só aqui a menção que é possível adquirir este espumante, assim como o restante portfolio, na loja online da Enoport United Wines!!

http://www.enopoint.com/Produtos/tabid/57/CategoryID/2/List/1/Level/a/ProductID/124/Language/pt-PT/Default.aspx

www.enopoint.com