sexta-feira, março 30, 2012

Quinta da Viçosa S.T. 2009

Ora muito belamente… Este é um daqueles vinhos que me baralham, porque tem tanto de positivo como de encanitanço. Bem se vê que não há vinhos perfeitos, até porque a perfeição é divina, e se fosse humana seria subjectiva.
.
Pois bem, este tinto é de grande categoria. Mas não me impressionou. Ou melhor, o que me impressionou foi o que não gostei: a madeira! E eu que bem gosto de madeira no vinho…
.
Penso, na minha singela cultura, que teve demasiado tempo em barrica. O tempo não se mede em tempo (assim mesmo a expressão), mas em traço sensitivo. Foi um ano em meias pipas de carvalho… pelos vistos, demasiados dias para o meu gosto.
.
O S e o T abreviam as castas sirah e trincadeira, a primeira plantada em solo argilo-calcário e a segunda em xisto. Diz o rótulo: single vineyard.
.
Em todo ele se vê a atenção e o cuidado. Por isso, não lhe posso apontar nada na qualidade. Só mesmo na apreciação subjectiva que é o gosto, da qual resulta a nota.
.
Trata-se dum vinho bastante concentrado, com notas olfactivas de especiarias, tabaco e alguma coisa de fruta vermelha. Na boca é sedoso e elegante, tem um final prolongado. Ganha se aberto com antecedência, no caso dei-lhe duas horas, na segunda garrafa. Promete boa evolução com os anos.
.
Normalmente, nestes casos de desacerto, digo a nota de mérito e chuto com a minha pessoal, justificando a redução do valor. Pois bem, na presente situação faço o oposto: dou-lhe meio ponto abaixo na apreciação pessoal do que na nota final. A equipa de João Portugal Ramos merece ser tratada com inflação, pois admito que, muito possivelmente, a minha apreciação possa ser injusta.
.
.
.
Origem: Regional Alentejano
Produtor: J. Portugal Ramos
Nota: 8/10
.
Nota: Este vinho foi enviado para prova pelo produtor.

Sem comentários: