quinta-feira, janeiro 19, 2012

Gazela Sparkling

O vinho é uma bebida de socialização e divertimento, entre outras coisas, que varia entre o insuportável e o sublime. Quando bebi esta garrafa ocorreram-me os Lancers Free, sem álcool. Este tem álcool, mas o que tem em comum é a sua absolutamente provável ausência nas mesas dos enófilos, dos mais presunçosos aos prosaicos, dos eruditos aos presunçosos.
.
Ninguém, com carta de bom gosto e iluminação, coloca um Free ou um Sparkling na mesa… uns dirão que não é vinho, outros estão no cimo duma burra e nem olham para baixo. Para mim fazem mal! Porque no experimentar e conhecer não se deve ter limites. Por outro lado, prova-los é assumir, reconhecer, que o vinho também é uma bebida, como o refrigerante, o sumo, o chá, a cerveja… não vejo mal nisso. O vinho tem tanto de elitista como tem de popular, talvez até mais de popular.
.
Não, não gostei deste vinho. Mas fico contente por que haja vinhos nesta prateleira, e não apenas para se poder dizer mal. Dizer mal só gosto dos presunçosos. Gosto do que cria postos de trabalho, gera riqueza e dá momentos de felicidade. Acredite! Não gosto do vinho, mas gosto do que representa.
.
Não quero escrever mal só para bater no ceguinho… que tem a efervescência dos sais de fruto, a personalidade 7 Up e que é fixe para sardinhadas no pino do Verão, em tronco nu, com a barriga corada esticada em pança. É isso tudo, mas não é isso apenas.
.
É bom para o Verão, porque descomplica. Irá bem com sardinhas assadas (que não como) porque, pelo cheiro dos peixinhos, as deve desengordurar. É feliz porque é funcional, com seus 11% de álcool… Verão de tintol de 15%, Deus me livre. Patuscadas no cansaço da praia a beber Barca Velha, bolas! É para esses momentos de lazer que este vinho serve. É para se beber e deixar brilhar outras coisas da vida, que não apenas a grande comida, a pompa e a solenidade. Não é caro e é fácil. Tcharã! O que querem mais?
.
O vinho é uma bebida e é bom que divirta. Para isso basta haver gente bem disposta… Esta é uma bebida bem feita, cumpre, certamente, os parâmetros estabelecidos pelos comerciais, após estudos de mercado em painel de consumidores comuns. Vindo de onde vem, sei que a enologia trabalhou com competência e traduziu em bebida-produto o que se lhe pediu. No que respeita a qualidade de bebida, nada a apontar. Quanto a alma… lamento.
.
Como mais uma vez expressei aqui, os meus critérios são assumidamente subjectivos, mas não penalizarei um vinho apenas porque não gosto, sem referir uma nota alternativa, não oficial nem final. A nota do reconhecimento de qualidade e competência, 3 ou mais. A minha particular e a que conta, 2.
.
.
.
Origem: vinho de mesa
Produtor: Sogrape Vinhos
Nota 2/10
.
Nota: Este vinho foi enviado para prova pelo produtor.

Sem comentários: