quinta-feira, novembro 17, 2011

Esteva 2010

Este texto vai causar-me dissabores, derivado do gozo que os meus amigos vão ter ao lê-lo!... Paciência, estou lixado, mas a verdade acima de tudo. E isto porquê? Porque passei metade da minha vida adulta a praguejar contra os Estevas, acusando-os de inúmeras patifarias. Tenho agora de fazer ALGUMA travagem… conto toda a verdade nesta crónica.
.

















Há coisa de oito meses conheci uma malta da Sogrape, na apresentação do Casa Ferreirinha Reserva Especial 2003. Conversas e tal e veio à baila o Esteva. Disse o que pensava, que basicamente era um pouco menos do que Maomé disse do toicinho.
.
Um escândalo! Gritaram, o enólogo e a influente directora [não me lembro do cargo]. Sacrilégio! Tentaram evangelizar-me, como se fosse um perigoso Cátaro, ameaçaram-me com padecimentos, como se fosse um mártir… perante a minha posição irredutível, prometeram-me uma garrafa do novo Esteva. Mantive-me firme e aliciaram-me com uma caixa… se uma garrafa era mau, seis seriam um horror sádico.
.
O certo é que nem um frasquinho do 2010 chegou… a senhora directora argumentou que se esqueceram ou foi lapso… mentira! Deram o caso por perdido… digo eu. Todavia prometi-lhe, dando palavra de honra, que iria compra-lo e prova-lo, sendo que marcaria, por antecipação, consulta em dois médicos: um por intoxicação e outra por problemas psicológicos.
.
Para que se tenha uma ideia da dimensão do ódio ao Esteva refiro a vez em que joguei a mão a uma garrafa para encher o copo e que, ao levá-lo à boca, verti, em versão de banda desenhada, todo por cima da mesa, numa clara, mas involuntária, atitude de péssima educação. Ainda bem que os meus pais não estavam presentes… que vergonha!
.
Refiro outra situação, em que duas amigas foram jantar comigo e outro amigo. Ao chegarem a casa, com duas garrafas de Esteva, foram mandadas embora, para as trocarem, sem terem sequer passado a porta! Tarrenego, tarrenego, tarrenego! Vade retro! Para trás, Satanás!
.
Ontem, dia que não esteve nem frio nem calor nem antes pelo contrário, iluminou-se-me a mente com uma ideia obscura: comprar uma garrafa de Esteva. Era agora ou nunca. Ou aproveitava a coragem de, no momento, saltar o precipício ou viveria toda a vida acabrunhado, escondido atrás da memória e do terror.
.
Fui ao Pingo Doce e soltei três euros e picos para levar a botelha. Fosse o que Deus quisesse. Se aquele vinho era obra de Satanás, eu estava a ser posto à prova… ou a ser tentado. Para o caso de me acontecer alguma coisinha má, mensagei duas pessoas, não fosse dar-se o caso…
.
O enólogo António Braga garantiu-me que o perfil do vinho tinha evoluído, aproximando-se do dos primeiros Estevas. Não que fosse mau [na sua opinião], mas porque se sentira uma vontade de renovar o vinho.
.
Abri a garrafa. De lá dentro veio ao nariz algum embate alcoólico, secundado por um suave odor a framboesas, ervas secas (esteva, pois então) e um pouco de especiarias. Na boca mostrou-se suave, macio, fácil de ingerir, mas curtíssimo de boca.
.
Se há uns meses lhe daria uma nota 2 [evitável], agora avalio-o positivamente. Bem, ainda bem que marquei consulta no psiquiatra… e vou esconder-me dos amigos!... será que aguento a chacota?... É que gostei!
.
.
.
Origem: Douro
Produtor: Casa Ferreirinha / Sogrape
Nota: 4/10


9 comentários:

ricardo disse...

Talvez o teu melhor artigo de sempre! Hilariante!

Anónimo disse...

a ver se me convences!!!! ah ah ah ! vr

Garrafeira Campo de Ourique disse...

Vou ligar-te para ter a certeza que ainda tens a cabeça no sítio :)

Nuno disse...

Atenção que o João começou a colocar fotos no blogue. E todas com ele. Tu vê lá se não provas nada que gostes, pois ainda apareces em trajes menos próprios. Excelente artigo João.

Abraço,

Nuno

Miguel Pires disse...

Belo e hilariante post, João!

Ainda assim '4' é uma nota continua a revelar algum preconceito. As meninas de Avintes vão-se rir mas vão-te dar na cabeça e não te vais livrar de levar com uma caixa. Não do de 2010 mas sim do, sei lá, de 2006 :)

Pingus Vinicus disse...

Brilhante!

Joana Pais disse...

As meninas de Avintes estão para aqui a pensar que as prometidas e desviadas amostras ainda podem subir a nota de 4 para cima! Nunca satisfeita, mas promovida! :)

Rui Pereira disse...

João,
Nunca te imaginei a beber Esteva mas pelos vistos foste convencido. Para o preço que custa é sempre um vinho a escolher pois é garantia de qualidade. Já agora para quando é que vais ao "pêxinho"???
Abraço
rlp
www.artmeetsbacchus.blogspot.com

João Barbosa disse...

Rui, não brinques com coisas sérias ;-)