quarta-feira, setembro 21, 2011

O meu hobby é beber vinho – Hobby Tinto 2007

Hobby, diz o dicionário que é uma actividade desempenhada em momentos de lazer, um passatempo. Quem tem um hobby pratica-o por paixão. O problema está no significado que tem esta segunda palavra. É que paixão é sofrimento.
.
É um sentimento doloroso, que pode fazer perder a capacidade de raciocínio, pelo menos o lógico. Mas que tem esse significado a ver com o que hoje usamos? Dizemos que estamos apaixonados por alguém e vem-nos ao rosto a iluminação dos olhos e um sorriso. Sim, há as palpitações, o nervosinho, a obsessão de estar com quem se gosta. Contudo, daí a chamar-se paixão, a do sofrimento, ao tempo das borboletas na barriga já parece excessivo. Já o Camões dizia que o amor era fogo que arde sem se ver, que é contentamento descontente.
.
Por mim, há frémitos por outras coisas que também podem iludir os significados primeiros das palavras que usamos no dia-a-dia. Digo eu e dirão muitas mais pessoas. Tudo isto para introduzir o primeiro vinho da revista. Um projecto novo, estreado há poucos meses, pela mão dos enólogos Pedro Pinhão e Diogo Campilho.
.
Os dois jovens enólogos, que trabalham na Quinta da Lagoalva de Cima, avançaram, por conta própria, para um projecto de criação, que foge à lógica das produções das empresas. É claro que não pretendem perder dinheiro, mas querem fazer vinho como forma de arte, como acto criativo. Por paixão.
.
Dizem: «Quando não estamos a fazer vinho, estamos a bebê-lo». A frase traduz o espírito. Se isto não é paixão, que me definam, com melhor palavra, o que é. Depois juntam outra máxima para animar o apetite: «saborear um tinto no fim da noite é como se tivesse anjos a cantar nas tuas papilas gustativas». Garantem que querem «levar a todos os portugueses a experiência de beber um vinho que não só os deixa felizes como os vai fazer cantar como ninguém»!
.
Por mim conseguem-no com este tinto regional alentejano, colheita de 2007. Para o ano, prometem, haverá mais. Começam os dias frescos e já apetece abrir uma garrafa de tinto.

Sem comentários: