terça-feira, julho 05, 2011

Dois novos vinhos da Colecção Privada Domingos Soares Franco

A José Maria da Fonseca lançou dois novos vinhos da sua Colecção Privada Domingos Soares Franco, um branco e um tinto, ambos referentes à vindima de 2010. Tratam-se de vinhos de lote de castas pouco comuns e com grande variedade. Os vinhos agora apresentados são Domingos Soares Franco Colecção Privada – 208 Castas Branco 2010 e o Domingos Soares Franco Colecção Privada – 157 Castas Tinto 2010
.
De entre as castas brancas seleccionaram-se 208, as quais deram origem a este novo vinho branco. Entre elas estão castas tão invulgares, como, por exemplo, larião, mourisco de Azeitão, macabeu e raksitelli.
.
«Como objectivo de apresentar todas as características da fruta, que está na origem deste vinho, optou-se pela sua vinificação apenas em cubas de inox, não se recorrendo a estágio em barrica», refere a empresa em comunicado
.
De igual modo, seleccionaram-se 157 castas tintas, que deram origem a este ovo vinho tinto. Entre as castas tintas mais invulgares, encontram-se a colorino, bogalhal e khindony.
.
O vinho fermentou durante sete dias a 28ºC, com maceração total, não tendo estagiado em barrica.
.
A José Maria da Fonseca possui na Quinta de Camarate, em Azeitão, uma colecção ampelográfica com mais de 560 diferentes castas. Trata-se de algo único em Portugal, um verdadeiro museu vivo, onde se encontram plantadas a grande maioria das castas nacionais (mais de 250) e uma grande quantidade de castas estrangeiras, provenientes dos mais variados pontos do Mundo.
.
Esta colecção foi iniciada no início do séc. XX e tem vindo a ser permanentemente actualizada e ampliada até aos dias de hoje. Pela primeira vez, na vindima de 2010, decidiu-se vinificar as diferentes castas existentes na colecção; o que terá dado origem a dois vinhos, que para além da sua originalidade, devem ser os vinhos existentes produzidos a partir da maior diversidade de castas identificadas.

2 comentários:

Elias Macovela disse...

Vi numa garrafeira os dois vinhos mencionados, ambos despertaram-me grande curiosidade mas ainda não tive a oportunidade de os provar.

Elias Macovela

João Barbosa disse...

já viste mais do que eu... eu, só em foto ;-)