domingo, março 07, 2010

Tapada da Tojeira - azeite

Luís Coutinho, da Tapada da Tojeira, é um pequeno produtor de azeite que coloca paixão naquilo que faz. A quinta tem uma ligação ao mundo das artes, o que só abona a seu favor. Situada no concelho de Vila Velha de Ródão, na quente Beira Baixa, mas perto do Tejo, dedica-se, entre outras coisas, à azeitona em cura tradicional e à pasta de azeitona, tendo sido, provavelmente, a primeira casa a fazê-lo em Portugal.
.
Embora situada dentro duma demarcação oleícola, o azeite da tapada da Tojeira não tem certificação de origem. Tem antes de prática agrícola: o olival é todo explorado em sistema de agricultura biológica, portanto, sem qualquer adição de produtos de síntese. Este azeite resulta apenas duma primeira pressão a frio.
.
Feito sobretudo com azeitonas galegas, tem um forte carácter doce, mas está temperado com notas verdes e picantes. Luís Coutinho optou por fazer duas apanhas, uma mais cedo, que conferiu o picante e a verdura, e outra em Dezembro, responsável por maior doçura e suavidade.

Sem comentários: