domingo, março 07, 2010

Grandes Quintas Reserva 2007

Um dia, na faculdade, um professor, da cadeira de Institucional e Política da Idade Moderna, acercou-se e disse-me que não tinha merecido a nota recebida… fiquei espantado, achando que, por misericórdia ou simpatia, que salvara dum vexame. Logo eu, que, não tendo estudado, tinha obtido um 8. Ainda abaixo do oito? Meu Deus! O professor explicou-se que se eu fosse às aulas saberia que os testes da manhã e da tarde eram iguais, mas com diferentes ângulos de avaliação: a parte de institucional para os alunos da manhã e o de política para os da tarde, na frequência seguinte alteraria a ordem. Pois eu tinha respondido sobretudo como os colegas do outro turno. Deste modo, disse-me, ou merecia 4 ou 16! Levei 8, como já referi.
.
O que tem isto a ver com o presente vinho? Tem que merecia 7 e vai levar 7,5, porque se se esperasse mais um tempo levaria, provavelmente, 8. Passo a explicar: este vinho está muito bom, mas promete muito mais. Penso que veio ao mundo cedo demais. A tentação dos produtores em reaverem o seu investimento dita, muitas vezes, que lancem produtos em antecipação. Acredito que tenha sido essa a razão e não outra. O facto é que são lançados muitos vinhos ainda «inacabados», a precisarem de tempo. Um conselho a quem o comprar: guarde por mais uns tempos, talvez mais um ou dois anos. Depois falamos.
.
Que tal é o vinho: complexo, mas de trato fácil. Tem as facilidades gulosas e as minudências requintadas… ainda que verde. Tem o aroma típico que se reconhece aos vinhos do Douro, dizem que é esteva e acredito. Reconheço pelo olfacto, mas não visualizo o vegetal (não tenho culpa de ser urbano). Faz-se com fruta vermelha, aromas florais, algum mentol, especiarias (talvez canela). Mas sobressai bastante notas verdosas, herbáceas. Na boca sente-se também a verdura. Mas não só, atrás dela vêm cereja e menta. Nota positiva para a madeira, que cumpre o seu papel e não desautoriza a fruta. Bom final de boca. Claramente gastronómico.
.
.
.
Origem: Douro
Produtor: Sociedade Agrícola da Casa d’Arrochella
Nota: 7,5/10
.
.
.
Nota: Este vinho foi enviado para prova pelo produtor.

Sem comentários: