terça-feira, janeiro 26, 2010

Dom Daganel Reserva 2005

Tremo sempre que me trazem vinho daquele cheio de carinho e empenho, e outras emotividades. Fico constrangido, tenho medo de melindrar quem mo traz. Enquanto jornalista, estou treinado para contornar situações dessas. Mas enquanto bloguista a coisa fia mais fino. É que este é um espaço amador, feito pelo gosto pessoal e sem pretender ser ou concorrer com a crítica profissional, coisa bem mais séria, avisada e consequente.
.
No domingo passado veio cá jantar um recém casal de pombinhos, muito apaixonado e meloso (até chateia). A moçoila, com família no Dão e de produtora de uvas de vinho, trouxe uma garrafa de vinho daquele «lá da terrinha». Medo!
.
O facto é que não faço número… não costumo… pronto, faço só às vezes, raramente, mas não foi o caso. São amigos, ela recentemente entrada nessa categoria, e não há que fazer cerimónia, mas mantendo sempre o decoro e educação. Para aliviar o ambiente, o vinho não é feito pela família da dita cuja amiga, mas produção da adega cooperativa local. Menos mal, menos medo!
.
Não desgostei do vinho, embora não seja a última maravilha do Dão. Gostei do corpo, apreciei os taninos. Gostei menos da fruta escondida debaixo da madeira.
.
.
.
Origem: Dão
Produtor: Adega Cooperativa de Silgueiros
Nota: 4,5/10

Sem comentários: